Quem é o Profº Carlos Alberto?

Nascido em Belém do Pará, no dia 27 de dezembro de 1985, graduou-se no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (2008), com habilitação em docência nas primeiras séries do ensino fundamental na modalidade da educação de jovens e adultos e no ensino regular em classes comuns com alunos com necessidades especiais, capacitado ainda para as funções de gestão educacional, planejamento e avaliação institucional, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Em 2011, tornou-se Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado/UEPA, na linha de pesquisa: Formação de Professores.

Desde 2005 é integrante do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps/CCSE/UEPA, no qual passou a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação Científica, Ambiental e Saúde, passado em 2008 a condição de Professor-Pesquisador Colaborador do Núcleo. No Necaps Coordena o Grupo de Pesquisa/Trabalho de Formação de Professores em parceria com a Profª Ms. Maricilda Raposo.

De 2008 a 2011, iniciou suas atividades docentes no ensino superior, por meio de atividades de ensino-pesquisa-extensão desenvolvidas no Necaps/UEPA e em instituições de ensino superior privadas, no Curso de Pedagogia.

Em 2011, tornou-se Professor colaborador da Universidade Federal Rural da Amazônia, no Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR), em que desenvolveu atividades de ensino no Curso de Licenciatura de Pedagogia.

Neste mesmo ano foi técnico educacional do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, do Centro de Recursos em Educação Científica, Tecnológica e Ambiental: Rede Ciência para Cidadania - CentrAlCiência, vinculado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA.

Em julho/2011, participou Professor Colaborador do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR), pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ministrando no curso de Pedagogia a disciplina Sociologia da Educação I. A partir de novembro de 2011, torna-se Professor dos Cursos de Licenciatura do IFPA/Campus Belém; e em 2012, participou novamente do PARFOR, vinculado ao IFPA, no Curso de Licenciatura em Computação, ministrando a disciplina Inclusão e Acessibilidade Digital. Nesta IES, atuou como docente das componentes curriculares: Políticas Educacionais; Vivência na Prática Educativa; Legislação e Diretrizes Educacionais; Seminários Temáticos da Prática Educativa; Metodologia Científica I e II; Gestão dos Sistemas e Unidades Educacionais, Didática e Planejamento Educacional, permanecendo nesta instituição até novembro de 2013.


A partir de agosto/2012, é servidor público (Especialista em Educação III), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), atuando com Técnico em Educação, na modalidade de ensino "Educação de Jovens e Adultos - EJA", na E. E. E. F. Carlos Drummond de Andrade, permanecendo nesta unidade educacional até dezembro/2013.

Em abril de 2013, passou a integrar o quadro docente da Universidade Paulista (UNIP), polo Belém, atuando no Curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Metodologia do Ensino Médio (Normal); Administração-Gestão da Educação nas Empresas; História da Educação; História do Pensamento Filosófico; Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, permanecendo nesta IES até dezembro/2013.

No período de 2012 a 2013, atuou ainda no ensino de Pós-Graduação Latu Sensu, pelo Instituto Carreira, ministrando as seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica e Ética e Responsabilidade Social.

Dezembro/2013, mudou-se para a cidade de Mabará/PA, passando a integrar a equipe do Setor Pedagógico da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE), da SEDUC, além de integrar o Quadro docente do Curso de Educação Física, da Faculdade Metropolitana de Marabá, ministrando as seguintes disciplinas: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Políticas Públicas.

Tem experiência na área de Educação, atuando nos ensinos de graduação e pós-graduação lato sensu e nas seguintes linhas de pesquisa: Formação inicial e continuada; Produção, Apropriação e Difusão do Conhecimento; e Sociobiodiversidade, sustentabilidade e Educação, com foco em temas como: formação de professores; atividades de ensino-pesquisa-extensão; iniciação científica; formação de jovens pesquisadores; Territórios de formação cultural e espaços diferenciados de formação e aprendizagem; pesquisa-ação; formação cultural; metodologia científica; educação científica e educação ambiental.


Dissertação de Mestrado: (Re)significando a Formação Inicial a partir de novos Territórios de Formação: um estudo sobre o Necaps/CCSE/UEPA. Para acessar minha dissertação - Clique Aqui.

Para maiores informações, acessar Currículo Lattes - Clicando Aqui.