Componentes Curriculares





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  • Disciplinas Ministradas em semestres anteriores:
 Neste semestre 2012.2, desenvolveremos nosso trabalho em três disciplinas, a saber: Gestão dos Sistemas e Unidades Educacionais; Seminário Temático da Prática Educativa na Educação Infantil; Políticas Educacionais, destinadas ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Metodologia Científica I ao Curso de Matemática, conforme as orientações abaixo:
Calendário Acadêmico do IFPA/2012 -

Horário Individual de Professor - 2012/1 - 

Organização Didática do IFPA (Regimento Interno) - Clique Aqui.

I - Políticas Educacionais:
Esta disciplina possui carga-horária de 80h/a, e tem por finalidade o estudo do objetivo da educação escolar e o desenvolvimento; Do direto a educação e o dever de educar; Estrutura Administrativa do Sistema Escolar Brasileiro; Organização da Educação Nacional; A estrutura pedagógica da educação básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial, educação à distância; Financiamento da educação; Análise da estrutura da gestão escolar; A importância do projeto pedagógico e sua organização; Referenciais da educação infantil; Parâmetros do ensino fundamental; Proposta curricular para a educação de jovens e adultos; Referencial curricular para a educação indígena e suas concepções; e as Políticas de inclusão. A disciplina será desenvolvida no 2º semestre do Curso de Pedagogia,na seguinte turma:

Plano de Curso - Turma: C91-1 TM


II - Gestão dos Sistemas e Unidades Educacionais:
Esta disciplina possui carga-horária de 100h/a, e tem por finalidade o estudo das teorias e práticas das organizações educacionais; A gestão educacional e o projeto político da escola; A organização do trabalho educacional linguagem, tempo e espaço; Indivíduo e organização Forma de participação e legitimação presentes nas ações coletivas; Teorias da administração/organização da educação; Processo sócio-histórico de atribuições de competências dos sistemas e órgãos educacionais; Princípios e normas fundamentais administração pública; e o Processo de administração democrática. A disciplina será desenvolvida no 4º semestre do Curso de Pedagogia,na seguinte turma:

Plano de Curso - Turma: C91-3 NL

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Neste semestre 2012.1, desenvolveremos nosso trabalho em três disciplinas: Metodologia Científica II, Legislação e Diretrizes Educacionais - LDE e Seminário Temático da Prática Educativa no Ensino Médio e Profissionalizante, destinado aos Curso de Licenciatura em Biologia, Química, Matemática, Física, Geografia e Pedagogia, conforme as orientações abaixo:

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I - Metodologia Científica II:
Esta disciplina possui carga-horária de 40h/a e tem por finalidade apresentar os mais variados instrumentos para a realização de trabalhos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, objetivando levar ao aluno docente informações que possam favorecer-lhe no estudo, tornar sua leitura eficiente e eficaz, indicando-lhe caminhos para a pesquisa e a redação de trabalhos com embasamento científico, elaborados segundo as técnicas de pesquisa. A disciplina será desenvolvida no 5º semestre dos Curso de Licenciatura em Geografia, Matemática, Biologia e Química, nas seguintes turmas:

Plano de Curso  - Turma: C83-5 TH;

Plano de Curso  - Turma: C84-5 TH;

Plano de Curso  - Turma: C85-5 TH;

Plano de Curso  - Turma: C86-5 TH.

Conteúdos Trabalhados:
I – Processos de apropriação, produção e difusão do conhecimento:
Aula 01 e 02:
Apresentação de Slides - Clique Aqui(é preciso fazer o Download)
Vídeo - Clique Aqui(é preciso fazer o Download)
Aula 03 e 04:
Apresentação de Slides - Clique Aqui(é preciso fazer o Download)
Texto 01: SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª ed. ver. ampl. São Paulo/SP: Cortez, 2002;
Texto 02: TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: UNAMA, 2003.
Obs.: Os textos encontram-se na pasta da Disciplina na Copiadora.
Aula 05 e 06:
Texto 01: TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: UNAMA, 2003 (parte que trata do artigo, paper e relatório).
Obs.: O texto encontra-se na pasta da Disciplina na Copiadora.
Leitura Complementar: BESSA, J. C. R. (Re)Pensando a Citação em Textos Acadêmico-Científicos. In: SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 14/2, p. 421-439, dez. 2011 - Clique Aqui.
Aula 07 e 08:
Apresentação de Slides - Clique Aqui (é preciso fazer o Download);
Texto 01: ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio do Janeiro/RJ: ABNT, 2011 - Clique Aqui;
Texto 02: ______. NBR 15287: informação e documentação – projeto de pesquisa – apresentação. Rio do Janeiro/RJ: ABNT, 2011 - Clique Aqui;

II – O que é Conhecimento e Ciência?
Aula 09 e 10:
Texto 01: DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo/SP: Atlas, 2000.
Obs.: O texto encontra-se na pasta da Disciplina na Copiadora.


Aula 11 e 12:
Texto 01: DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo/SP: Atlas, 2000. (PAINEL INTEGRADO - Atividade Avaliativa)
Obs.: O texto encontra-se na pasta da Disciplina na Copiadora. 

Aula 13 e 14:
Apresentação de Slides - Clique Aqui (é preciso fazer o Download);
Texto 01: DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo/SP: Atlas, 2000;
Texto 02: TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: UNAMA, 2003.

III - A Pesquisa Científica:
Aula 15 e 16:
Texto 01: RAUEN, Fábio José. Roteiros de investigação científica. Tubarão/SC: Editora da Unisul, 2002.
Obs.: O texto encontra-se na pasta da Disciplina na Copiadora.
Aula 17 e 18:
Texto 01: Cont. da Aula passada - RAUEN, Fábio José. Roteiros de investigação científica. Tubarão/SC: Editora da Unisul, 2002.
Obs.: O texto encontra-se na pasta da Disciplina na Copiadora.  
Aula 19 e 20:
Texto 01: TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: UNAMA, 2003.
Aula 20 e 21:
Texto 01: TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: UNAMA, 2003.

II - Legislação e Diretrizes Educacionais - LDE:
Esta disciplina possui carga-horária de 40h/a e tem por finalidade o estudo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96; as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio; os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; o Plano Nacional de Educação (2011-2020); a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e a Duração e a carga-horária dos cursos de formação de professores da Educação Básica. A disciplina será desenvolvida no 5º semestre dos Curso de Licenciatura em Matemática, Biologia, Química e Física, nas seguintes turmas:

Plano de Curso  - Turma: C84-5 TH;


Plano de Curso  - Turma: C85-5 TH;


Plano de Curso  - Turma: C86-5 TH;


Plano de Curso  - Turma: C88-5 TH.

Conteúdos Trabalhados: 

 I – Política, Legislação e Educação: considerações conceituais introdutórias:
Aula 01 e 02: 
Apresentação de Slides - Clique Aqui. (é preciso fazer o Download)
Vídeo - Clique Aqui(é preciso fazer o Download)
Aula 03 e 04: 
Apresentação de Slides - Clique Aqui(é preciso fazer o Download)
Texto 01: HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. In: Cadernos Cedes. Campinas/SP: UNICAMP, ano XXI, nº 55, novembro/2001 - Clique Aqui;
Texto 02: TORRES, Carlos Alberto; O’CADIZ, Maria del Pilar; WONG, Pia Lindquist. Preparando o cenário: política, políticas e educação no Brasil. In: ______. Educação e Democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo/SP: Cortez, 2002. (Texto encontra-se na pasta da Disciplina na Copiadora).
Aula 05 e 06:
Texto 01: BRASIL, Presidência da República Federativa do Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF, Casa Civil, 1988 - Clique Aqui;
Texto 02: PARÁ. Consultoria Geral do Estado. Constituição do Estado do Pará e emendas complementares (1 - 18)/Organização e Pesquisa de Edilson Nery Pinheiro. Belém/PA: Imprensa Oficial, 2002 - Clique Aqui.

 II –  Legislação Educacional: princípios e fins da educação.
Aula 07 e 08:
Texto: BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [online] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 mar 2012, às 00h50 - Clique Aqui.
Aula 09 e 10:
Texto o1: BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [online] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 mar 2012, às 00h50 - Clique Aqui;
Texto 02: SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 10ª ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2008. (Texto pode ser encontrado na Biblioteca do Campus - Leitura complementar).
Aula 11 e 12:
Texto o1: BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [online] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 mar 2012, às 00h50 - Clique Aqui;

III – Estrutura e Funcionamento da Educação Básica no Brasil:
Aula 13 e 14:
Texto 01: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 4/2010: Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824 - Clique Aqui;
Aula 15 e 16:
Apresentação de Slides - Clique Aqui(é preciso fazer o Download);
Vídeo 01 -  Clique Aqui(é preciso fazer o Download);
Vídeo 02 -  Clique Aqui(é preciso fazer o Download);
Texto 01: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 4/2010: Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824 - Clique Aqui;
Texto 02: ______. Resolução CNE/CEB 1/1999: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de abril de 1999. Seção 1, p. 18 - Clique Aqui;
Texto 03: ______. Resolução CNE/CEB 2/1998: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: CNE/CEB, 29 de janeiro de 1998; Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 1998. Seção I, p. 31 Clique Aqui;
Texto 04: ______. Resolução CNE/CEB 3/1998: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, de 14 de abril de 1998. Seção I, p. 31 Clique Aqui;
Aula 17 e 18:
Apresentação de Slides - Clique Aqui(é preciso fazer o Download)
Texto 01: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 4/2005: Inclui novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Diário Oficial da União, de 11 de novembro de 2005, Seção 1, p. 74 - Clique Aqui;
Texto 02: ______. Resolução CNE/CEB 4/2005: Inclui novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Diário Oficial da União, de 11 de novembro de 2005, Seção 1, p. 74 Clique Aqui;
Texto 03: ______. Resolução CNE/CEB 2/2001: Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40 Clique Aqui
Texto 04: ______. Resolução CNE/CEB 1/2000: Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de julho de 2001 Clique Aqui.
Aula 19 e 20:
Apresentação de Slides - Clique Aqui (é preciso fazer o Download)
Vídeo - Clique Aqui (é preciso fazer o Download)
Texto 01: BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [online] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 mar 2012, às 00h50 - Clique Aqui;
Texto 02: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 4/2010: Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824 - Clique Aqui;
Texto 03: ______. Resolução CNE/CEB 1/1999: Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de abril de 1999. Seção 1, p. 18 - Clique Aqui;
Obs.: As aulas 21 a 24, referem-se a culminância da 1ª avaliação.

IV – Organização administrativo-pedagógica da escola segundo a estrutura legislativa da educação:
Aula 25 e 26:
Texto 01: VALENTE, Ivan e ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou Carta de Intenção?. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas/SP, vol. 23, nº 80, setembro/2002, p. 96-107 - Clique Aqui;
Texto de Apoio: Clique Aqui;
Aula 27 e 28:
Texto 01: BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [online] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 mar 2012, às 00h50 - Clique Aqui;
Texto 02: GADOTTI, Moacir. Projeto político pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustaquio (Orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 33-41 - Clique Aqui;
Leitura Complementar: Clique Aqui;

V – Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica:
Aula 29 a 34: 
Texto 01: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica.  Resolução CNE/CP 1/2005: Altera a Resolução CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de novembro de 2005. Seção 1, p. 17 - Clique Aqui;
Texto 02: ______. CNE/CP Resolução 2/2004: Adia o prazo previsto no art. 15 da Resolução CNE/CP 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 1° de setembro de 2004, Seção 1, p. 17 - Clique Aqui;
Texto 03: ______. Resolução CNE/CP 1/2002: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de abril de 2002. Seção 1, p. 31 - Clique Aqui;
Texto 04: ______. Resolução CNE/CP 2/2002: Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9 - Clique Aqui;
Leituras Complementares: Texto I; Texto II;

  • Para o Curso de Matemática: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES 3/2003: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de fevereiro de 2003. Seção 1, p. 13 - Clique Aqui;
  • Para o Curso de Biologia: ______. Resolução CNE/CES 7/2002: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de março de 2002. Seção 1, p. 13 - Clique Aqui;
  • Para o Curso de Química: ______. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CES 8/2002: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado e licenciatura em Química. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de março de 2002. Seção 1, p. 13 - Clique Aqui;
  • Para o Curso de Física: ______. Resolução CNE/CES 9/2002: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado e licenciatura em Física. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de março de 2002. Seção 1, p. 13 - Clique Aqui;

III - Seminário Temático da Prática Educativa no Ensino Médio e Profissionalizante:
Esta disciplina possui carga-horária de 60h/a e tem por finalidade o estudo do processo de ensino e suas relações; as Atividades interdisciplinares; as Práticas significativas e contextualizadas; a Associação entre teoria e prática; a Legislação e Práticas de ensino no ensino médio regular e na educação profissional técnica de nível médioA disciplina será desenvolvida no 3º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na seguinte turma:

Plano de Curso - Turma: C91-3 NL.

Conteúdos Trabalhados: 

I – A prática docente no ensino médio:
Aulas 01 a 03:
Apresentação de Slides - Clique Aqui. (é preciso fazer o Download);
Vídeo: Clique Aqui(é preciso fazer o Download);
Texto: NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisbôa/PT: Dom Quixote, 1995. (O texto encontra-se na pasta da disciplina na copiadora).
Aulas 04 a 06:
Texto: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª ed. São Paulo/SP: Paz e Terra, 2004 (Coleção Leitura). O livro encontra-se na biblioteca, com esta ou com outras edições);
Aulas 07 a 09:
Cont. da Mesa Redonda: "Formação de professores e os saberes necessários a prática educativa".
Texto: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª ed. São Paulo/SP: Paz e Terra, 2004 (Coleção Leitura). (O livro encontra-se na biblioteca, com esta ou com outras edições);

Aulas 10 a 12:
Texto 01: BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [online] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 25 mar 2012, às 00h50 - Clique Aqui;
Texto 02: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CEB Nº 03, de 26 de julho de 1998: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf. Acessado em 28 set. 2006, às 17h30 - Clique Aqui;
Aulas 13 a 15:
Texto 01: LOPES, Alice Casimiro. Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas/SP, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 386-400 - Clique Aqui;

II – A educação profissional técnica de nível médio:
Aulas 16 a 18:
Texto 01: SANTOS, Jurandir da. Educação profissional & práticas de avaliação. São Paulo/SP: SENAC/SP, 2010 (O texto encontra-se na pasta da disciplina na copiadora);
Aulas 19 a 21:
Apresentação de Slides - Clique Aqui (é preciso fazer o Download);
Vídeo 01 - Clique Aqui (é preciso fazer o Download);
Vídeo 02 - Clique Aqui (é preciso fazer o Download);
Texto 01:  BRASIL, Decreto – Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [on line] Presidência da República, Casa Civil – subchefia para assuntos jurídicos. Brasília/DF, disponível em http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm [capturado em 29/05/2006] - Clique Aqui;
Texto 02:  CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 04, de 27 de outubro de 2005. Inclui novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb04_05.pdf.  Acesso em: 28 set. 2006, às 17h38 - Clique Aqui;
Texto 03:  ______. Resolução Nº 01, de 03 de fevereiro de 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb001_05.pdf. Acessado em 28 set. 2006, às 17h34 - Clique Aqui;
Aulas 22 a 24:
Texto 01: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. In: SANTOS, Lucíola. et. al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Avaliação Educacional; Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Superior; Políticas Educacionais. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2010. (Coleção Didática e prática de ensino) - Clique Aqui.

III – Indissociabilidade entre teoria-prática, interdisciplinaridade e práticas significativas e contextualizadas no ensino médio e na educação profissional técnica de nível médio:
Aulas 25 a 27:
Texto 01: FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: Ideação – Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE: Campus de Foz do Iguaçú/PR, v. 10, nº 1, 1º sem. 2008 - Clique Aqui;
Aulas 28 a 42:
Texto 01: SILVA JÚNIOR, C. A. S. Orientações Acadêmicas: Projeto Pedagógico – uma intervenção teórico-prática e interdisciplinar no contexto da escola de ensino médio e profissionalizante. Belém/PA: IFPA/Campus Belém, 2012. Mimeo - Clique Aqui;
Texto 02: ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª ed. São Paulo/SP: Cortez, 2003. (Este livro será disponibilizado para reprodução);
-Atividade de Campo;
Aulas 43 a 51:
Texto 01: ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª ed. São Paulo/SP: Cortez, 2003 (Uma cópia do livro encontra-se na xerox).

Material referente a Atividade de Campo: 
-Carta de Apresentação nas Escolas - Clique Aqui;
-Ficha de Acompanhamento de Atividade de Campo - Clique Aqui.


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