quinta-feira, 24 de maio de 2012

Defesa de TAC


É com grande satisfação que novamente convido a tod@s a participarem da Defesa Pública do Trabalho Acadêmico de Conclusão - TAC, do Curso de Pedagogia, das Alunas Charlyne Pinheiro da Paz e Taise Neves Carvalho, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 28 de maio de 2012, a partir das 11h, no auditório dos Cursos Superiores do IFPA/Campus Belém, conforme a programação abaixo:


PROGRAMAÇÃO:


TAC: Democratização da Gestão da Escola Pública: a experiência da E. E. E. F. M. Vilhena Alves.

Orientandas: Charlyne Pinheiro da Paz; e Taise Neves Carvalho;
Horário: 11h;
Local: Auditório dos Cursos Superiores do IFPA/Campus Belém;
Banca Examinadora: 
Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha (IFPA - Orientador);
Profº. Ms. Felipe Tavares de Moraes (CentrAlCiência/IFPA - Membro Externo);
Profª. Esp. Roberta da Silva Alves (CentrAlCiência/IFPA - Membro Externo).

Aguardamos tod@s!

Att,

Profº Carlos Alberto Saldanha.

UFPA realiza I Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade

O I Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, promovido pela Linha de Pesquisa "Educação, Cultura e Sociedade" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), objetiva reunir pesquisadores do campo das Ciências Humanas vinculados ao debate sobre a relação entre educação e cultura e, assim, consolidar as discussões epistemológicas no interior da linha.

O tema deste I Colóquio versa sobre a articulação entre educação e cultura na América Latina, visando ampliar o debate a respeito da constituição dos sujeitos organizados no contexto do continente, envolvendo questões como identidade, memória, diferença, diversidade, movimentos sociais, escolarização e processos educacionais ligados às práticas sociais de grupos humanos na região.


Esta iniciativa pretende, de forma mais ampla, fortalecer o PPGEd da UFPA, que abrange a formação de mestres e doutores em educação e a produção do conhecimento na área, integrando pesquisadores locais, nacionais e internacionais. O evento potencializa novas discussões no interior do Programa, ao explorar temas da educação em articulação a perspectivas teórico-metodológicas que colocam as discussões sobre a América Latina em confronto com os problemas da sobrevivência, do corpo e das representações.

Fonte: Blog do Evento.


Para efetuar sua inscrição no evento - Clique Aqui.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Defesas de TAC

É com grande satisfação que convido a tod@s a participarem da Defesa Pública dos Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso, das alunas Paula do Amaral Botelho e Angélica Caldeira Magalhães, que acontecerão nesta noite, dia 21 de maio de 2012, a partir das 18h no auditório do Departamento de Formação de Professores e Educação Básica (DFPEB), no IFPA/Campus Belém, conforme a programação abaixo:

PROGRAMAÇÃO:

1. TAC: O Projeto Político-Pedagógico como instrumento de democratização da escola pública: o estudo de caso da Escola E. E. F. M. Maria Antonieta Serra Freire; 
Orientanda: Paula do Amaral Botelho;
Horário: 18h;
Local: Auditório do DFPEB/IFPA, Campus Belém.
Banca Examinadora: 
Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha (IFPA - Orientador);
Profº. Ms. Felipe Tavares de Moraes (CentrAlCiência/IFPA - Membro Externo);
Profª. Esp. Roberta da Silva Alves (CentrAlCiência/IFPA - Membro Externo).

===========================§§§===========================

2. TAC: A pedagogia de projetos na formação do pedagogo: um estudo sobre a desmistificação do entendimento sobre a questão de projetos nas séries iniciais do ensino fundamental;
Orientanda: Angélica Caldeira Magalhães;
Horário: 19h;
Local: Auditório do DFPEB/IFPA, Campus Belém.
Banca Examinadora: 
Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha (IFPA - Orientador);
Profº. Ms. Felipe Tavares de Moraes (CentrAlCiência/IFPA - Membro Externo);
Profª. Esp. Roberta da Silva Alves (CentrAlCiência/IFPA - Membro Externo).

Att,

Profº Carlos Alberto Saldanha.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Informe as Turmas

Informamos a todas as turmas que ministro aulas neste semestre (2012.1), que nossas aulas serão regularizadas essa semana (a partir de 15 de maio) e as aulas não ministradas serão reagendas afim de que possamos fazer a reposição da CH das disciplinas.

Quantos aos trabalhos verificaremos a situação de cada turma para avaliação de estendimento de prazos se assim o fizer necessário. Aguardo tod@s durante a semana.

Att,

Profº Carlos Alberto Saldanha.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Informe as Turmas

Em virtude da atual situação da malha rodoviária de transporte público da região metropolitana de Belém (greve dos rodoviários), informo as minhas turmas que nossas aulas estão suspensas até que haja a normalidade dos ônibus, e no sentido de que o processo ensino-aprendizagem não seja comprometido, as aulas serão repostas em calendário de reposição a ser negociado durante nossos encontros.

Informo ainda, que os trabalhos acadêmicos a serem entregues nessa semana deverão sofrer alteração de seus prazos de entrega. Qualquer situação entrem em contato.

Att,

Profº Carlos Alberto Saldanha.

Orientações para Atividade Acadêmica das Turmas de Metodologia Científica II

Olá turmas de Metodologia Científica II, conforme conversas em nossas últimas aulas, abaixo segue as orientações para a elaboração da atividade acadêmica da disciplina:

Atividade Acadêmica I:


  • Construir um Paper do tipo, estudo de um tema/questão/problema em diversos autores, seguindo as orientações da metodologia científica e as normalizações da ABNT. Mas para isso, deve-se seguir:
  1. Organização de grupos de 3 ou 4 pessoas apenas;
  2. Escolher um tema geral para a turma. Para isso devem ter como referência o eixo temático do 5º semestre (entre todas as disciplinas trabalhadas)
  3.  Após a eleição do tema, os grupos deverão especificar o foco de cada grupo e construir suas questões e objetivos para o trabalho (não poderá haver trabalhos com o mesmo foco);
  4. Selecionar o material de estudo (fontes bibliográficas, documentais ou outras que se fizerem necessárias) e realizar a documentação temática do material estudado;
  5. Elaboração do trabalho acadêmico e apresentação à disciplina metodologia científica II.
Quanto a organização deste trabalho ele deverá ser composto por:

-Capa;
-Folha de rosto;
-Sumário;
-Paper (entre 3 e 6 laudas);
-Referências;
-Apêndices (fichas de documentação temática);
-Contracapa.

Quanto a entrega do trabalho:
  • Para as turmas de Matemática e Geografia: 22/05/2012;
  • Para a turma de Química: 23/05/2012
  • Para a turma de Biologia:  30/05/2012;
Qualquer dúvida solucionaremos durantes nossas aulas.

Att,

Profº Carlos Alberto Saldanha.